Vitória da Conquista passa a contar com o Programa de Incentivo ao Futebol Amador de Rua. A Lei nº 2.988, que institui o programa, foi sancionada e publicada no Diário Oficial do Município desta quinta-feira (24). A iniciativa busca fomentar a prática esportiva em espaços públicos, promovendo inclusão social, lazer e cidadania para crianças, adolescentes e jovens.
Por meio do programa, as associações de bairros serão responsáveis pelos eventos relacionados ao Futebol Amador de Rua e poderão arrecadar e explorar painéis, outdoors, placas e outros espaços de publicidade localizados nos campos distritais do Município.
De acordo com informações da Ascom da Prefeitura de Vitória da Conquista, as associações também poderão arrecadar fundos públicos ou privados através de realização de eventos relacionados ao fomento de atividades relacionadas ao futebol amador de rua; planejar, coordenar, orientar e executar as atividades relacionadas ao futebol amador de rua, promovendo os meios necessários à realização dos objetivos do programa.
Acordos, convênios e contratos de cooperação técnica para ampliar a abrangência e eficiência do programa poderão ser captados pelas entidades. Sancionada pela prefeita Sheila Lemos, a lei foi proposta pelo vereador Luís Carlos Dudé, visando o reconhecimento e apoio necessários à manutenção, desenvolvimento e expansão do futebol de rua, uma prática esportiva comum em todo canto do Brasil que promove a inclusão social e o desenvolvimento físico e mental, principalmente dos jovens.
O incentivo ao esporte amador por parte do Governo Municipal pode ser visto na cessão de espaços públicos, a exemplo dos estádios municipais Edvaldo Flores, Lomanto Júnior e Zona Oeste (Murilão), onde são realizados competições interbairros e campeonatos tradicionais como o da Liga Conquistense de Desportos Terrestres (LCDT) e o Municipal de Futebol da Zona Rural.
Outra lei, a 2.985, publicada na última terça-feira (22), reconhece o importante papel que o ex-prefeito Murilo Mármore deu ao futebol. O estádio, localizado no Bruno Bacelar, que já era popularmente conhecido por Murilão, passa a se chamar oficialmente Estádio Municipal Carlos Murilo Pimentel Mármore.
Por ASCOM-PMVC/ Agência Sertão