Início » Lula faz quinta troca ministerial em 2025; veja lista

Lula faz quinta troca ministerial em 2025; veja lista

0 comentários

A saída de Cida Gonçalves para a chegada de Márcia Lopes no Ministério das Mulheres, concretizada nesta segunda-feira, 5, é a quinta mudança na Esplanada em 2025. Ao todo, foram 12 mudanças desde o início do governo.

Nísia Trindade deixou o Ministério da Saúde em fevereiro deste ano, dando lugar para o então ministro das Relações Institucionais (SRI), Alexandre Padilha (PT). Para a vaga do petista na SRI, foi escalada Gleisi Hoffmann (PT).

No último mês, mais uma troca: Juscelino Filho (União Brasil) deixou o Ministério das Comunicações após ser denunciado pela Procuradoria-Geral da República (PGR), dando lugar a Frederico Siqueira Filho, conhecido por seu perfil técnico.

Na sexta, 2, Carlos Lupi (PDT) deixou o Ministério da Previdência Social, diante da crise causada pelo escândalo do INSS, sendo substituído por Wolney Queiroz. Sua efetivação no cargo, no entanto, ainda depende de outros fatores, como a permanência do PDT no governo.

Nova ministra

Paranaense, Márcia Lopes é irmã de Gilberto Carvalho, ex-chefe de gabinete de Lula e quadro histórico do PT.

A nova ministra é formada em Serviço Social pela Universidade Estadual de Londrina, onde trabalhou como professora, e tem mestrado em Serviço Social pela PUC/SP.

Filiada ao PT, Márcia foi secretária de Assistência Social de Londrina e vereadora na cidade paranaense antes de atuar, de 2004 a 2008, no MDS, onde ocupou cargos de secretária-executiva e de secretária nacional de Assistência Social.

Márcia voltou ao MDS em 2010 como ministra. Ela dirigiu a pasta entre abril e dezembro, deixando o governo ao final do segundo mandato de Lula.

Em 2012, Márcia disputou sem sucesso a prefeitura de Londrina pelo PT.

Todos os Direitos Reservados. Produzido por  Alcance Marketing Digital