Início » “Cemitério de carros virados”, descreveu o deputado estadual Robinson Almeida sobre as BRs 325 e 116 sob concessão da ViaBahia.

“Cemitério de carros virados”, descreveu o deputado estadual Robinson Almeida sobre as BRs 325 e 116 sob concessão da ViaBahia.

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O deputado estadual Robinson Almeida (PT) participou da audiência pública realizada nesta terça-feira (6), em Feira de Santana, para discutir o processo de concessão das rodovias BR-116 e BR-324. O evento foi promovido pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).

Em entrevista ao âncora do Dia a Dia News, o deputado expressou sua expectativa pela saída da ViaBahia da operação dos pedágios nas BRs-324 e 116.

“São 15 anos de sofrimento para o povo, com as piores estradas da Bahia. A ViaBahia deixou essas rodovias, que estão entre as principais do Brasil, em decadência. Agora, a ANTT iniciou uma rodada de audiências públicas para discutir a nova concessão. Acreditamos que não deve haver pressa nesse processo. Precisamos aprender com os erros do passado para não repeti-los,” afirmou.

Em outro momento, o deputado classificou a atuação da ViaBahia como “desrespeitosa” e descreveu a situação das rodovias como um “cemitério de carros virados”.

“Passei pela BR e vi: carreta com as rodas para cima, dentro de lagoa, pneu furado, motorista parado, carro quebrado, mortes… Todo esse processo precisa ser conduzido com calma,” relatou.

Robinson Almeida informou que sugeriu à ANTT a realização de rodadas de consulta em cada município, aprofundando o debate sobre o que ocorrerá especificamente em Feira de Santana, como a interligação com o bairro Viveiros e as regiões do entorno, onde hoje há cobrança de pedágio.

“O valor do pedágio está sendo proposto em R$ 25,00 no trecho Salvador-Feira. Atualmente, é R$ 7,00. Esse aumento é exorbitante para a realidade de renda do povo baiano. Há muitas dúvidas e não devemos repetir os erros do passado.”

Sobre a nova concessionária que assumirá a operação e a saída da ViaBahia, Almeida comentou:

“Outra empresa não vai assumir automaticamente no dia seguinte à saída da ViaBahia. Defendemos que o DNIT realize uma restauração do pavimento, que hoje está tomado por buracos, e que os serviços essenciais como remoção de veículos, assistência médica e socorro em caso de pane sejam mantidos. Esse período de transição deve contar com investimentos do DNIT, que já tem R$ 500 milhões licitados para a recuperação do pavimento, de forma que a nova concessionária receba uma rodovia em condições mínimas, evitando ainda mais deterioração.”

O deputado acrescentou:

“A empresa que entrar vai operar com um investimento feito pelo povo brasileiro, pela União. Isso também precisa ser ressarcido, para que o pedágio seja mais barato.”

Sobre as estruturas instaladas ao longo das rodovias, Almeida afirmou que todos os investimentos feitos pela ViaBahia são públicos, e a empresa não poderá levar nada ao deixar a concessão.

Em relação às cancelas nos pedágios, Robinson informou que ficarão abertas a partir do dia 16 de maio.

“Não haverá cobrança. Acredito que a praça de pedágio deve ser removida, para permitir um tráfego mais fluido, sem a necessidade de passar por uma cancela estreita, já que não haverá mais pedágio,” concluiu.

As próximas audiências estão marcadas para quarta-feira (7), em Vitória da Conquista; quinta-feira (8), em Salvador; e sexta-feira (9), em Brasília.

Escrita pela estagiária Fernanda Martins, com infromações Miro Nacimento, Foto divulgação

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