O cardeal dos Estados Unidos, Robert Francis Prevost, é o novo papa e escolheu o nome Leão XIV para liderar a Igreja Católica.
Na tarde desta terça-feira (08), na Catedral Metropolitana de Sant’Ana, Dom Itamar celebrou a primeira missa em ação de graças pela eleição.
Em entrevista, Dom Itamar Vian, Arcebispo Emérito da Arquidiocese de Feira de Santana afirmou que a unanimidade é impossível, mas que todos perceberam que a pessoa certa foi escolhida.
Sobre a importância da celebração, Dom Itamar declarou:
“A missa é a melhor forma de agradecer a Deus por tudo aquilo que d’Ele recebemos. E esta missa que vamos celebrar, sem dúvida nenhuma, é uma forma profunda e a melhor de todas de dizer a Deus ‘muito obrigado’ pelo Papa.”
Dom Itamar continuou:
“Nós sabemos que Jesus confiou a Pedro e aos seus sucessores a grande tarefa de continuar a sua missão no mundo. Ele constituiu Pedro como o primeiro Papa da Igreja Católica quando disse: ‘Tu és Pedro, e sobre esta pedra construirei a minha Igreja. E as portas do inferno não prevalecerão contra ela.’”
O arcebispo explicou que o Papa Leão XIV não é sucessor do Papa Francisco, mas sim do Papa São Pedro, o primeiro Papa da Igreja Católica.
“Desde Pedro até o Papa Francisco, a Igreja teve 266 papas antes de Leão XIV. Portanto, o número 267 representa uma corrente que nunca se rompeu e nunca se romperá, pois temos a certeza daquilo que Jesus disse: ‘as portas do inferno não prevalecerão contra ela’. Ou seja, as forças do mal e os inimigos da Igreja nunca prevalecerão contra a Igreja fundada por Jesus Cristo”, afirmou.
Dom Itamar ressaltou que o Papa, ao assumir o pontificado, tem consciência de que essa é uma missão superior às suas forças.
“Ele deve guiar a barca da Igreja e ajustar constantemente sua bússola de navegação. Contudo, ele não governa sozinho: é assessorado por muitas pessoas de diversos setores e instituições, e caminha junto com o povo de Deus.”
Sobre o que espera do novo Papa, disse:
“Acompanhei o noticiário até a apresentação do Papa Leão XIV ao público. Daqui para frente, ainda hoje, provavelmente serão definidos os próximos passos. Mas, com certeza, deverão publicar ainda hoje o horário da tomada de posse de Leão XIV. A partir dessa posse, ele será o sucessor de Pedro no governo da Igreja Católica e também será um líder mundial. Por isso, quando publica encíclicas, mensagens ou documentos, não se dirige apenas aos católicos, mas a todas as pessoas de boa vontade que buscam caminhos para construir um mundo melhor.”
Dom Itamar finalizou dizendo:
“Foi uma surpresa para o mundo. Mas, pelo que conheço dele, deve ser realmente um papa extraordinário, porque é muito competente e preparado. É conhecedor da realidade do mundo; acompanhou o Papa em algumas viagens e também participou do Sínodo e de muitas assembleias realizadas por Francisco. Assim, já está praticamente engajado em toda a vida da Igreja Católica e diante de todos os problemas do mundo.”
Escrita pela estagiária Fernanda Martins, com informações Robson Nascimento Foto: Robson Nascimento