O Papa Leão XIV nomeou, na quarta-feira (22), o bispo auxiliar de Salvador, Dom Valter Magno de Carvalho, como novo bispo da Diocese de Ituiutaba, em Minas Gerais. Segundo a Arquidiocese de Salvador, essa foi a primeira nomeação no Brasil realizada pelo novo pontífice.
A informação foi divulgada pelo Cardeal Dom Sérgio da Rocha, arcebispo de Salvador e primaz do Brasil. Com isso, Dom Valter Magno de Carvalho encerra os trabalhos na capital baiana, onde atuava desde fevereiro de 2021.
O lema episcopal de Dom Valter Magno de Carvalho é “In Verbo Tuo”, que significa “em atenção à Tua palavra”. Segundo a arquidiocese da capital baiana, ao longo de mais de quatro anos ele foi responsável por acompanhar setores da pastoral em Salvador, como o Setor Juventude, Pastoral da Comunicação, Comissão Arquidiocesana de Diáconos, Pastoral Presbiteral e pastorais sociais.
Além de cuidar destes setores, Dom Valter Magno de Carvalho colaborou com Cardeal Dom Sérgio da Rocha na condução da Igreja local.
Em pronunciamento, o novo bispo de Ituiutaba afirmou que inspirou seu trabalho na Bahia nos exemplos de Santa Dulce dos Pobres, a baiana que se tornou a primeira santa brasileira.
“Como foi bom conhecer e aprender com os serviços de caridade presentes em todos os cantos da cidade do Salvador. Quanto amor transformado em gestos! Estão gravados em meu coração nomes, atitudes e olhares de irmãos e irmãs que vivem o amor a Deus, servindo aos outros”, afirmou.
Em nota, Arquidiocese de Salvador agradeceu o trabalho feito por Dom Valter Magno de Carvalho e informou que a data da posse canônica em Ituitaba ainda será divulgada.
Fonte: G1 Bahia Foto divulgação