Frio mais intenso do ano, até o momento, pode atingir o Brasil na próxima semana

Episódio deve começar no Sul subindo para o oeste do MS e MT e chegando ao sul da Região Norte

Entre a próxima terça-feira (27) e quarta-feira (28), uma frente fria deve chegar ao Rio Grande do Sul. O choque das massas de ar quente e frio, favorecido pelo avanço do sistema frontal, poderá provocar, inicialmente, tempo severo nos estados do Sul e áreas entre o Mato Grosso do Sul e Mato Grosso. Além da chuva haverá queda brusca das temperaturas sobre essas áreas.

A intensa massa de ar frio empurrada pelo anticiclone presente na retaguarda da frente fria deverá avançar para latitudes mais baixas chegando até Rondônia, Acre e sul/sudoeste do Amazonas evidenciando, desta forma, o episódio de friagem mais intenso ocorrido este ano na Amazônia até então.

O ar frio bem intenso, que pode resultar em temperaturas negativas, e a condição de chuva, mesmo que pequena, pode favorecer a ocorrência de neve, mesmo que pontual, em áreas das Serras Gaúcha e Catarinense na quinta (29).

A expectativa é que se registre, em áreas dos estados do Sul, mínimas em torno dos 3°C a 5°C negativos a partir deste dia, quando aumentará também a condição para geada ampla em áreas dos estados da região Sul. A condição de geada pode atingir também áreas do sul do Mato Grosso do Sul.

Ainda na quinta-feira há a possibilidade de haver quedas nas temperaturas em áreas de São Paulo e do sul do Rio de Janeiro.

FONTE: INMET.

FOTO: DIVULGAÇÃO

Related posts

Gripe aviária não deve impactar preço da carne de frango, diz ministro

Bahia já registrou mais de 9 mil acidentes com escorpião em 2025; saiba o que fazer em caso de picada

Capitais do Nordeste têm chuvas escassas e temperaturas elevadas em abril