Robinson Almeida critica legado da ViaBahia e defende nova concessão mais justa para BRs 116 e 324

Deputado Estadual ROBINSON ALMEIDA

Robinson Almeida, deputado estadual (PT-BA), em entrevista ao Dia a Dia News, falou sobre as obras do Anel de Contorno e sobre a nova concessionária que assumirá a administração da BR-324 e da BR-116, destacando principalmente a abertura das cancelas nessas rodovias durante o período junino.

O deputado classificou como uma “vitória do povo baiano” a saída da ViaBahia, após 15 anos de concessão, afirmando que a empresa “só arrecadava e pouco fazia em relação ao contrato”.

“Transformou a BR-116 e a BR-324 nas estradas mais inseguras da Bahia hoje. A ViaBahia conseguiu esse feito. E, depois de toda a mobilização e denúncias, conseguimos retirar a concessionária, numa ação conduzida pelo governo federal. Agora, o DNIT está administrando, com a intervenção para recuperação dos pavimentos e o fim da cobrança de pedágio”, disse.

Ele continuou:

“Os problemas continuam, porque a herança maldita da ViaBahia foi muito grande e precisa ser enfrentada, especialmente nesse período do São João, quando o fluxo de veículos aumenta bastante. Estamos também debatendo o novo modelo de concessão. Realizamos uma audiência pública na terça-feira e enviamos as propostas à ANTT, cujo prazo se encerrou ontem, dia 29.”

Robinson relatou que a principal reivindicação é que a ANTT realize mais uma rodada de audiência pública, considerando que o trecho de 660 km entre Salvador e a divisa com Minas Gerais atravessa 27 municípios. Segundo ele, o processo não pode ser conduzido de forma apressada, como tem ocorrido.

“Queremos que as 27 prefeituras participem, assim como as câmaras de vereadores e a população. Os problemas do passado precisam ser superados. Não podemos correr o risco de ter uma nova ViaBahia. Temos um trauma. Queremos que tudo seja feito com muito cuidado e atenção, pois essas são as principais rodovias do Estado e precisam ter padrão de excelência, oferecendo conforto, segurança e tranquilidade a quem trafega nelas.”

Sobre a possibilidade de instalação de mais duas praças de pedágio na BR-324, o deputado afirmou:

“A proposta da ANTT é de duplicar as praças de pedágio em todo o trecho, inclusive entre Salvador e Feira de Santana, na BR-324, e em toda a BR-116. Por exemplo, já há previsão de uma praça de pedágio dentro de Salvador, antes da atual em Simões Filho, e outra antes de Amélia Rodrigues.”

O deputado destacou que foi contra essa ampliação e que apresentou propostas para a retirada dessas praças e a redução no valor das tarifas, que, segundo ele, “preocupam bastante”.

“Foi apresentada uma tarifa de R$ 24,24 para o trecho entre Salvador e Feira de Santana. Achamos que até os R$ 7 cobrados atualmente já são um valor alto, pois a ViaBahia não fazia nada. Mas também não podemos permitir que uma nova concessão cobre três ou quatro vezes mais. A renda do povo baiano não é a mesma do Sudeste, como em São Paulo, para pagar um pedágio tão caro.”

Sobre os projetos de linhas complementares no interior da Bahia, Robinson defendeu que o transporte complementar é uma realidade. Ele afirmou que, sem as vans e micro-ônibus que atuam fora das linhas regulares, a população de muitos municípios não teria como circular, citando como exemplo o município de Santo Estêvão, que não possui linha direta de ônibus para Feira de Santana.

“Temos esses trabalhadores ainda em uma situação instável, pois nem todas as linhas foram regularizadas. Sem regularização, abre-se margem para concorrência com o transporte clandestino, que utiliza carros de passeio sem segurança, sem fiscalização, competindo com quem paga impostos e cumpre as normas.”

Ele finalizou dizendo:

“É algo que ainda não foi resolvido completamente. Essa é uma das minhas lutas: garantir um transporte complementar de qualidade. Vamos realizar uma audiência com a Agerba, junto aos representantes da categoria. Estamos solicitando que a Agerba lance um novo projeto, com regras mais simples, para que motoristas e donos de vans possam se adequar. Também pedimos financiamento do Desenbahia para que possam adquirir novos veículos.”

Escrita pela estagiária Fernanda Martins, com informações Miro Nascimento. Foto divulgação

Related posts

Reconhecimento à saúde: PM-BA homenageia diretora do Clériston Andrade com maior honraria da corporação

Moraes ouve testemunhas de Bolsonaro na ação do golpe

Prefeitura de Feira vai regularizar escrituras de imóveis do loteamento Ayrton Senna