A Prefeitura de Feira de Santana, por meio das secretarias municipais de Saúde e Educação, realizou na manhã desta terça-feira (29) uma capacitação voltada aos profissionais que atuam no Programa Saúde na Escola (PSE).
O encontro aconteceu no auditório da Secretaria Municipal de Educação e teve como principal objetivo atualizar os participantes e apresentar as 21 ações de saúde definidas pelo Ministério da Saúde para execução no próximo ciclo, que vai de 2025 a 2026.Odontólogos e equipes multiprofissionais – compostas por psicólogos, nutricionistas, assistentes sociais, fisioterapeutas e educadores físicos – participam da formação.
No turno da tarde, foi a vez dos enfermeiros, totalizando 345 profissionais capacitados.Para o secretário de Educação e vice-prefeito, Pablo Roberto, a iniciativa reforça o compromisso da gestão com a formação continuada dos profissionais e a promoção de um ambiente escolar saudável.
“A escola é muito mais do que um espaço de ensino. É também um ponto de acolhimento, de cuidado e de promoção de saúde. Quando saúde e educação trabalham juntas, os resultados para nossos alunos e suas famílias são muito mais efetivos”, destacou o secretário.
De acordo com a enfermeira e referência técnica do programa, Vanessa Cajuí, o número de escolas participantes do PSE foi ampliado neste ano, passando de 155 para 160 unidades das redes municipal e estadual. As escolas precisam atender a critérios específicos para ingressar no programa.
“Às vezes a criança e o adolescente só têm acesso a algum serviço de saúde através do Programa Saúde na Escola. É um programa que trabalha com escolas que estão em periferias, com crianças em estado de vulnerabilidade, e nós, enquanto profissionais de saúde, temos que dar nossa contribuição”, enfatizou Vanessa Cajuí.
A enfermeira também alertou para a importância da identificação precoce de casos relacionados à saúde mental entre os estudantes.
“O profissional da educação, que tem o contato diário, também deve ter a percepção de identificar esse jovem em sofrimento. A equipe do programa está ali justamente para auxiliar nesse processo”.
Durante a capacitação, os participantes assistiram à palestra “Estratégias Práticas e Metodológicas para o Programa Saúde na Escola”, conduzida pela psicopedagoga Raquel Girra, que promoveu uma dinâmica envolvendo todos os presentes.
“Quando educação e saúde se unem, os resultados são exponenciais. Esse programa representa uma ação estratégica que reconhece as escolas como espaços privilegiados para a promoção da saúde e do bem-estar. Mais do que um ambiente de aprendizado, as escolas tornam-se núcleos de conscientização e ação, que impactam positivamente não apenas os alunos, mas também suas famílias e comunidades”, observa.
Por SECOM-PMFS