A principal festa do interior da Bahia, a Micareta de Feira de Santana, continua se destacando pela melhoria em sua segurança. Mais um ano de trabalho conjunto da Polícia Militar da Bahia com os demais órgãos envolvidos no evento, garantiram ao folião um evento seguro e acessível, desde sua saída de casa até seu retorno.
O esquema de segurança montado pelo Comando do Policiamento da Região Leste (CPR-L), teve seu foco não apenas no circuito da festa, mas em toda cidade. O efetivo ordinário foi mantido nos bairros, enquanto a segurança de quem transitava até a festa foi reforçada pela operação “Paz no Trânsito” que abordou um total 902 pessoas, 656 carros com 390 autuações e 157 testes de alcoolemia recusados. Outra operação de destaque foi a “Folia em Paz”, com foco no entorno do circuito foram contabilizadas 1.348 pessoas abordadas, 218 carros, 240 motocicletas e uma prisão em flagrante.
Esse esquema de segurança vem atraindo os foliões para festa e no ano de 2025 os portais de abordagem registraram um aumento de 31% com relação ao ano anterior. O destaque ficou para o primeiro dia de festa, onde foi contabilizado um recorde de 349.394 pessoas gerando um aumento de 532%. Outro dado expressivo foi no domingo, onde 236.243 pessoas passaram pelos portais, gerando um aumento de 41% de público com relação a 2024. Os Portais de Abordagem e o Videomonitoramento têm se tornado ferramentas cruciais para a segurança nos grandes eventos, coibindo atos ilícitos no circuito e barrando o acesso de pessoas portando armas, objetos e substâncias proibidas, além de foragidos da justiça. Em 2025 1.184 objetos foram impedidos de entrar, com 13 conduções por porte de drogas e oito por identificação facial.
Em todos os dias de festa foram empregados no total de 9.805 plantões policiais, sendo 7.038 no circuito principal, 100 no circuito Charles Albert e 1.242 na operação “Folia em Paz”. Além do aumento da sensação de segurança esse efetivo conduziu 48 pessoas para delegacia sendo 14 por porte de drogas, nove por vias de fato, nove por mandado de prisão em aberto, três por importunação sexual, dois por lesão corporal, dois por desacato, um por tentativa de estupro de vulnerável, um por rixa, um por receptação, um por porte ilegal de arma de fogo, um por porte de simulacro, um por desordem, um menor abandonado e dois por outros motivos.
A Ronda Maria da Penha e a Tenda Lilás realizaram 4.457 abordagens, promovendo orientação e informação sobre o enfrentamento à violência contra a mulher, reforçando o compromisso com a proteção dos direitos das foliãs. Também foram conduzidas duas pessoas durante os dias de festa.
Os resultados refletem o comprometimento da Polícia Militar da Bahia, por meio do Comando do Policiamento da Região Leste, em garantir uma Micareta segura. O trabalho em conjunto e o planejamento estratégico foram fundamentais para aumentar a sensação de segurança dentro e fora do circuito ao longo de todos os dias de festa.
Assessoria de Comunicação do CPR-L