Início » Prefeitura lança pacotão da saúde para zerar fila de exames em 100 dias

Prefeitura lança pacotão da saúde para zerar fila de exames em 100 dias

0 comentários

No final da tarde desta quinta-feira, o prefeito José Ronaldo, acompanhado do secretário de Saúde, Rodrigo Matos, recebeu jornalistas e profissionais de imprensa para a apresentação do plano de ação para zerar as filas de exames na rede municipal de saúde. A proposta visa otimizar os processos e garantir que os cidadãos tenham acesso a exames de forma mais rápida e eficiente.

O prefeito José Ronaldo destacou que a saúde será uma das prioridades da sua gestão. “Sabemos que a saúde é um dos maiores desafios para qualquer município, e estamos trabalhando para oferecer melhores serviços para nossa população. Com esse plano de ação, nosso objetivo é resolver o problema da morosidade na marcação de exames e dar a Feira de Santana um sistema de saúde ainda mais eficiente”, afirmou.

De acordo com o secretário municipal de Saúde, Rodrigo Matos, o cadastramento para a marcação dos exames começará no próximo dia 8. Ele informou que o cadastramento ocorrerá de forma presencial em todas as policlínicas da cidade.

Segundo o secretário, vários tipos de exames estarão disponíveis nesse mutirão. Ele mencionou que a secretaria possui estimativas de quantidade, mas os números não são precisos, pois os dados ainda não foram computados.

Explicação do secretário de saúde  Dr. Rodrigo Matos; Eu acho que isso faz parte do desdobramento do que o Prefeito José Ronaldo ratificou na posse, que era zerar a fila de exames em 100 dias. È um compromisso arrojado, corajoso, então nossa obrigação aqui como auxiliar desse processo, o líder obviamente é o prefeito, nós somos auxiliares, fazendo com que a população de feira de Santana tenha a oportunidade de acesso á esses exames.

Como é que nós fizemos nós fizemos?  Centralizamos, porque entendemos que você colocar toda essa população para um ponto só de atenção seria algo muito crítico. Então a ideia que a gente pudesse fazer nas policlínicas, não os exames, mas o cadastramento desses exames, então a gente divide, são sete policlínicas e assim a gente entende que possa evitar aglomerações, para evitar que a população seja exposta pelas filas grandes e enfim chuva e sol.

A partir de oito de janeiro até dia 23 de janeiro estaremos recebendo essas solicitações. E como as pessoas podem ter acesso, para que possa fazer essa solicitação ou entregar nesse mutirão? As solicitações realizadas de primeiro de junho até dia 30 de novembro, ou seja, suas solicitações até um pouco antigas se você considerar Junho, ou antes de junho a gente não consegue pegar, acho que a solicitação como essa bem antiga pode ser que aquele exame já não seja mais adequado para o quadro clínico do paciente, então a ideia é que ele possa passar por nova avaliação médica.

 Mas a partir de primeiro de junho sim, nós iremos acolher essas solicitações, queremos cadastrar esse paciente e essa pessoa, e a partir daí nós iremos providenciar o agendamento dele dentro desses primeiros dias.

A gente tá convocando a população porque para o que ela tiver na mão dentro desse processo, eu tô lhe dizendo que a medida é corajosa, uma medida arrojada, é a medida que nós temos convicção e vamos buscar cumprir para fazer .

O mutirão não é para ser encaixado dentro das ofertas que a gente tem, se não a gente não resolve nada. Completou Dr Rodrigo.

Por Miro Nascimento

Fotos: ACM/Jorge Magalhães

Todos os Direitos Reservados. Produzido por  Alcance Marketing Digital