O Dia a Dia News, ouviu o superintendente de obras do município de Feira de Santana João Vianey, para que ele pudesse fazer um relato da situação da cidade devido às chuvas dos últimos dias em Feira de Santana
Segundo o superintendente, as chuvas foram fortes realmente e causaram alguns transtornos em alguns pontos, tanto na sede do município, quanto na zona rural.
Nós tivemos desde a sexta-feira uma ocorrência mais intensa de chuvas, já identificadas e como referência de meia-noite até o início da manhã já foram registrados 41 milímetros de chuva, que é uma chuva já muito significativa,
Mesmo sendo mais espaçada, é um volume significativo e feira ainda está sob o alerta laranja do IMET. Issso representa chuvas entre 50 e 100 milímetros e ou chuvas entre 30 e 60 milímetros em uma hora, então é um alerta importante, exige um preparo para que a gente possa ter uma atenção maior.
A Defesa civil, a SESP e SOMA, estão já em toda a cidade, fazendo a atuação, identificando os problemas. Nós temos já as ocorrências que já são de conhecimento público e são recorrentes nessa condição. No panorama, tivemos uns relatos no início da manhã dessa situação, Baraúnas, nós tivemos umas vias alagadas e algumas regiões do Campo Limpo, nós já tivemos já algumas famílias atingidas também.
Algumas vias principais como a Noide Cerqueira, teve obstrução de algumas bocas de lobo, á Sérgio Carneiro, ocorreu o extravasamento do canal, gerando alguns transtornos também, então em vários pontos da cidade nós tivemos problemas registrados.
Na zona rural, obtivemos informação sobre Jaguara que tanto a barragem do Mendonça, quanto a barragem de acesso à sede do distrito, a água cobriu essas obras, então realmente foi um volume significativo em toda a região, que gerou efeito em várias regiões.
Como eu disse as equipes estão atuando o prefeito amanhã convocou uma reunião dos secretários, já vamos fazer uma análise de uma parte mais específica de algumas localidades e ações que podem ser tomadas obviamente.
Como eu acredito que é de conhecimento comum de toda a população, o tem sido tratado muito. O plano de drenagem, a importância das intervenções, que o plano faz previsão.
A Câmara aprovou no final do ano passado e aguardamos as ações burocráticas, jurídicas para que se tenha aprovação do trâmite da assinatura do contrato desse empréstimo para que se possa começar a projetar e executar as atividades que são tão importantes para a cidade.
Ter um enfrentamento, uma resiliência maior desses momentos de chuva para que a cidade enfrente melhor isso e a população não tenha mais esse tipo de percalço, esse tipo de desconforto. Explicou Vianey.
Defesa Civil
Segundo a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil, foram registrados alagamentos em pontos críticos dos bairros Panorama, Campo Limpo (loteamento Genésio Serafim) e Baraúnas. O coordenador da Defesa Civil, Antônio José do Rosário, esteve em alguns dos locais afetados e relatou a situação.
“Hoje, estive em diversos pontos da cidade e, na rua do Parque Panorama, a maioria das vias ainda apresenta alagamentos, embora o nível da água esteja baixando. Na Rua Adriano Araújo, que já é um ponto recorrente, tivemos que realizar o resgate de uma pessoa dentro de casa, mas o Corpo de Bombeiros já conseguiu fazer o atendimento e a situação está tranquila, com os moradores já iniciando a limpeza de suas casas”, informou.