Esta é uma fala introdutória e parte da entrevista do senhor Bráulio Soledade ao programa Dia a Dia News, solicitando às autoridades que possam contribuir para a prática da modalidade em Feira de Santana.
“Feira de Santana tem muita gente que pedala, seja para lazer, para se deslocar ao trabalho, ou para atividade esportiva. Temos ciclistas aqui em Feira de Santana que são campeões baianos, campeões do Norte, Nordeste e até campeões brasileiros de ciclismo. E o que estamos buscando? Estamos buscando maior segurança, não apenas para reduzir a possibilidade de assaltos, mas também para diminuir o risco de ocorrências mais graves, como assassinatos.”
Bráulio citou a insegurança que os ciclistas enfrentam: “Não é só uma arma de fogo ou uma faca que pode tirar a vida de alguém. O carro também pode fazer isso. E é importante lembrar que quem está pedalando são pessoas, assim como eu, que pedalo, e você também pode pedalar. Outras pessoas também praticam o ciclismo, ou seja, estão fazendo atividade esportiva. Vamos respeitar.”
Ele falou sobre como planeja melhorar a situação na cidade: “O que estamos buscando é trazer o poder público para essa causa. E isso não envolve apenas a prefeitura, mas também o governo do Estado e o poder judiciário. A sociedade como um todo precisa entender a importância de uma segurança maior, não só para o ciclismo. Estamos levando propostas, porque não basta apenas reclamar. A sociedade deve apresentar soluções, Estamos levando uma propostas com três pilares ao prefeito e também a outras autoridades visando reduzir a possibilidade de crimes, diminuir os acidentes envolvendo ciclistas e promover ações estruturantes para melhorar a mobilidade dos ciclistas.”
O entrevistado também destacou a importância do ciclismo: “O pedal não faz bem só à saúde, mas também à socialização. Ele contribui para a mobilidade e ajuda a prefeitura e outros órgãos a promoverem o uso da bicicleta, além de reduzir a emissão de gases poluentes.
É importante lembrar que o ciclismo não beneficia apenas os ciclistas. Em Feira de Santana tem um ambiente ótimo para quem quer pedalar, andar de skate, patins ou correr.
No entanto, as pessoas não podem continuar com medo de sair de casa e serem assaltadas ou correr riscos de morte. O que estamos buscando é integrar soluções para isso.”
Soledade falou sobre o encontro com o prefeito para discutir a segurança: “Já conseguimos uma agenda com o prefeito José Ronaldo. Será nesta quarta-feira, às 17h, vamos entregar nossas propostas com soluções.
Vamos nos reunir também com outras instituições e apresentar também as nossas demandas.
Estamos tentando “sensibilizar a sociedade” para que as pessoas possam sair de suas casas com mais segurança. O que queremos é entender que essa responsabilidade não é apenas do município ou do Estado, mas é importante unir as pessoas e os órgãos competentes para promover mudanças na cidade.”
Sobre as propostas, ele explicou que está propondo é segurança para os ciclistas: “Na primeira linha de propostas, estamos sugerindo o videomonitoramento das principais vias, além de viaturas de acompanhamento nos momentos de maior fluxo para garantir uma vigilância maior. Isso visa reduzir a possibilidade de assaltos e crimes violentos.
A segunda linha envolve a criação de ciclovias e faixas exclusivas para ciclistas nas principais vias de acesso, para garantir maior segurança no trânsito. Queremos garantir que quem utiliza a bicicleta para trabalhar, lazer ou prática esportiva tenha vias mais seguras, sem precisar competir com veículos motorizados.
A terceira proposta é para a avenida Noide Cerqueira, onde solicitamos duas faixas exclusivas para ciclistas no horário de baixo movimento, das 19h às 7h da manhã. A ideia é que isso não atrapalhe o fluxo normal de veículos, mas possa criar um espaço seguro para quem treina.”
Sobre a utilização das pistas pelos ciclistas Bráulio fez o seguinte comentário: “Muitas pessoas acreditam que a bicicleta deve sempre estar na ciclofaixa ou na ciclovia. Essas estruturas são feitas para quem pedala aa uma velocidade de até 20 km/h, mas quem treina pode chegar a 60 km/h. Por isso, os ciclistas em treinamento devem usar a faixa da direita, onde a velocidade é reduzida, e muitos motoristas não entendem isso.”
Bráulio alertou que a bicicleta, especialmente quando usada para treinamento, é um veículo e deve ser respeitada como tal. Ele finalizou elogiando os atletas de Feira de Santana: “Temos atletas de ciclismo muito bem posicionados, ranqueados no Brasil e em campeonatos nacionais”, comentou.
Essa entrevista completa pode ser assistida no nosso canal do YouTube: Dia.adiaba.com.br.
Fonte: Miro Nascimento Foto: Fernanda Martins