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Prefeito e secretário de educação se comprometem com a educação inclusiva nesse retorno às aulas da rede municipal

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Na manhã desta quinta-feira (6), o Prefeito José Ronaldo de Carvalho e o secretário municipal de educação e vice-prefeito Pablo Roberto junto a outras autoridades foram recepcionados pela equipe gestora, pedagógica, funcionários e alunos de duas unidades escolares na abertura do ano letivo de 2025.

Em entrevista ao programa Dia a Dia News da rádio Sociedade, o prefeito expressou a alegria de ser acolhido pelas crianças:

“ É gostoso, emocionante. Criança emociona. Criança é vida, alegria, tudo é bom. Muito bom, muito bom mesmo.”

Além de destacar o empenho das equipes escolares na busca pela boa qualidade da educação, José Ronaldo garantiu convocar novos professores para suprir essa deficiência na rede.

No tocante à oferta duma educação inclusiva, o prefeito ressaltou que não apenas a educação deve se preocupar com a inclusão, e sim toda a sociedade deve ficar antenada sobre essa realidade e fazer o máximo possível para que a inclusão aconteça.

Segundo Pablo Roberto, em entrevista ao programa Dia a Dia News, a contratação de professores auxiliares é, por enquanto, a principal medida adotada por parte da secretaria de educação e enfatizou a importância do apoio da família e o trabalho de profissionais da saúde para esse público.  

“Para os alunos atípicos, a orientação é efetuar a matrícula na nossa rede. Os professores têm mostrado força de vontade e atenção especial para essa questão, mas eles sozinhos não dão conta dessa demanda crescente, por isso faremos a contratação de professores auxiliares.”

Sobre essa temática, a Diretora Gabriela Moreira da Escola Antônio Carlos Gonçalves da Silva, uma das unidades visitadas nesta quinta-feira, relatou o crescente aumento no número de alunos com algum tipo de deficiência, citando o exemplo do número de crianças altistas.

“ Há dez anos, quando eu assumi a direção da escola, eu tinha um aluno altista na escola. Hoje eu devo ter entre cinco a seis crianças em cada sala.”

Gabriela Moreira relatou ainda ao programa Dia a Dia News que existe a negativa de muitas famílias quanto ao diagnóstico de deficiência em muitas crianças por medo da rejeição no ambiente escolar, mas frisou que a instituição dispõe de sala de recursos para atender os alunos requerentes desse espaço.

Escrita por Letícia Linhares Foto: ACM

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