Através de decreto publicado neste sábado, 08, foi criada a Comissão Organizadora da XLVI EXPOFEIRA 2025, evento esse que tradicionalmente é realizado no mês de setembro. O decreto faz algumas considerações como que a Exposição Agropecuária do Município de Feira de Santana, denominada EXPOFEIRA, é um evento oficial do município que fomenta atrativos econômicos e turísticos, margeando as tradições rurais, festivo, de lazer e de divulgação das potencialidades e oportunidades econômicas do Município.
Em seu artigo 3º o decreto reza que os membros da Comissão Organizadora não receberão qualquer forma de remuneração, sendo seu trabalho considerado como serviço público relevante.
Sobre a competência a Comissão descrita no artigo 4º, é organizar e administrar as atividades gerais do evento, proporcionando aos munícipes, expositores e turistas o acesso ao entretenimento e lazer com segurança e qualidade, de forma que tenha impactos sociais recentes, como fomentar a realização na pista esportiva Wilson Pereira, atividades equestres como Team Penning, adequar as pistas de julgamento e acomodações dos animais da espécie bovina, equina, caprina e ovina conforme normatização especifica a cada espécie. Propiciar toda estrutura compatível a Casa do Criador Coriolano Carvalho de Pacheco (Cori Neto) e ao espaço denominado Caminho da Roça.

Segundo publicado, marca nominativa EXPOFEIRA, pertence ao Município de Feira de Santana, sendo vedado o seu uso e respectiva logomarca por terceiros, sem autorização expressa da Prefeitura Municipal. O prefeito José Ronaldo decretou ainda que todos os servidores da Secretaria Municipal de Agricultura, Recursos Hídricos e Desenvolvimento Rural e demais comissionados irão trabalhar na Equipe de Apoio do Evento.
Em entrevista ao Dia a Dia News ao jornalista Miro Nascimento, o secretário de agricultura Silvaney Araújo, fez a seguinte afirmação: “Hoje foi publicada a comissão organizadora da exposição, a gente parte do princípio que quanto mais tempo a gente tiver para organizar, melhor vai sair o evento. José Ronaldo tem pedido que a gente faça um dos melhores eventos, e que eleve a exposição ao nível que ela merece em caráter nacional, estadual e regional.

Então, é com esse intuito que a gente tá começando agora no início de Fevereiro para ter prazo de chamar os parceiros para perto e juntos com a gente fazer um evento com grandiosidade, que tanto o evento Expofeira, como Feira de Santana, toda a Bahia merecem. A exposição é vitrine para Agropecuária do Brasil, então isso tudo que a gente tá começando já no início do ano, com essa comissão montada, onde a gente vai começar a ter os encontros de organizações ouvindo todo mundo e construindo com os conhecimentos e com habilidade de todos esses parceiros que estão compondo.
Silvanei ainda afirmou que: “ A gente também parte do princípio da condição desse evento sair com o tamanho que está sendo planejado com a união de todas as secretarias. Então é por esse motivo que a gente está começando em fevereiro. já montamos essa comissão e juntos a gente construir e ter esse tempo todo para a gente organizar e levar a magnitude que esse evento precisa’’. Afirmou o Secretário.
A Comissão Organizadora, será coordenada pelo Secretário Municipal de Agricultura, Recursos Hídricos e Desenvolvimento Rural, sendo composta por representantes dos seguintes órgãos:
a) Secretaria Municipal de Planejamento/SEPLAN;
b) Secretaria Municipal da Fazenda/SEFAZ;
c) Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer/SECEL;
d) Secretaria Municipal da Saúde/SMS;
e) Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social/SEDESO;
f) Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano/SEDUR;
g) Secretaria Municipal do Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico/SETTDEC;
h) Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana/SEMOB;
i) Secretaria Municipal de Administração/SEADM;
j) Secretaria Municipal de Comunicação Social/SECOM;
k) Secretaria Municipal de Serviços Públicos /SESP;
l) Secretaria Municipal de Governo/SEGOV;
m) Procuradoria Geral do Município;
n) Superintendência Municipal de Trânsito/SMT;
o) Superintendência Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor/PROCON;
p) Instituições de Ensino Superior Público e Privado;
q) Associação União Agro Bahia / UNAGRO;
r) Sindicato dos Produtores Rurais;
s) Associação e Núcleos de Criadores;
t) Serviço Nacional de Aprendizagem Rural/SENAR;
u) Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas/SEBRAE;
v) Clube de Diretores Lojistas/CDL;
w) Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável;
x) Agência de Defesa Agropecuária da Bahia/ADAB;
y) Assembleia Legislativa Municipal.
Por Miro Nascimento