
No dia 06 de março comemora-se o Dia Internacional do Optometrista, profissional da saúde que atua na linha de frente da atenção primária, sendo responsável por avaliações visuais e identificação de problemas como miopia e astigmatismo, indicando a necessidade de óculos, lentes de contato e terapias visuais.
Diante dessa data, o Conselho Brasileiro de Óptica e Optometria (CBOO) realiza a campanha do Março Verde, mês de conscientização de saúde visual com o objetivo de informar a população sobre a importância das avaliações visuais e promover uma mudança de paradigma quanto ao cuidado com a visão, com foco na atuação preventiva. O verde da campanha simboliza a saúde.
Para falar sobre o papel do profissional de Optometria e sobre o Março Verde, o programa Dia a Dia News conversou com os optometristas Luis Eduardo e Luis Rogério Lopes, ambos atuantes na cidade de Feira de Santana e região.

Com base em dados divulgados pelo Ministério Público, 60 milhões de brasileiros nunca tiveram sua visão avaliada. De acordo com os entrevistados, o sistema público não oferece acesso adequado à saúde visual, negligenciando, dentre outras coisas, a contratação de optometristas para tornar esse serviço mais acessível para a população carente.
Já de acordo com o Estudo da revista Ophthamology, 30% das crianças em idade escolar apresentam algum problema de visão. Sobre isso, os doutores destacaram a falta de preparo dos professores para identificar problemas visuais nos alunos, o que pode levar à evasão escolar e baixo rendimento; e sugeriu que todas as crianças passem por uma triagem realizada pelo optometrista antes de ingressar na escola.
A Organização Mundial da Saúde reconhece o optometrista como a primeira barreira contra a cegueira evitável. Diante desse cenário, existe uma quantidade crescente de faculdades formando optometristas qualificados no Brasil.
Uma vez que o profissional da área precisa passar pela graduação e futuramente por especializações, sendo a sua atuação e liberdade profissional respaldadas pelo Supremo Tribunal Federal (STF), os entrevistados alertaram sobre o cuidado que deve ser tomado com charlatões na área.
Eles ressaltaram ainda a importância do acompanhamento correto a partir do trabalho do optometrista, do técnico de ótica e do oftalmologista, tendo cada um a sua formação específica e a sua atividade realizada em prol da saúde visual da população.
Em comemoração ao Dia do Optometrista, a Câmara Municipal de Feira de Santana realizará, nesta quinta-feira (06), uma sessão solene, às 19 horas, em homenagem a esses profissionais, destacando a contribuição dada por eles para a manutenção da saúde visual de milhares de pessoas em todo o estado.

“Na Bahia, temos atualmente mais de 900 optometristas cadastrados. Cada profissional atende, em média, 400 pessoas por mês; isso representa mais de 370 mil atendimentos mensais,” destaca Marcelo Fraga, presidente da União de Ópticos e Optometristas da Bahia (UNOOBA).
Escrita: Letícia Linhares Informações: Miro Nascimento Foto: Divulgação / Fernanda Martins/ UNOOBA