O Banco de Leite Humano do Hospital Estadual da Criança (HEC) está com estoque crítico, com menos de 10 litros. O ideal seria ter entre 90 e 100 litros para atender à demanda. O consumo diário de saída de leite é de 4 litros.
De acordo com Bruna Talita enfermeira do Banco de Leite do HEC a demanda de bebês para dar assistência aumentou, enquanto a demanda de doações caiu, “por conta das festas de fim de ano, carnaval fez as doações baixarem, mais a demanda de prematuros aumentou muito nos últimos meses”, relatou.
“É preciso que as mães com leite em excesso entendam a importância dessa doação para os bebês que estão aqui”, expôs Bruna. No Hospital existem prematuros que consumem apenas 2 ml de leite por mamada e é essencial para o desenvolvimento e ganho de peso desses recém nascidos.
As mulheres que tenham interesse em atendimento e/ou contribuir com o Banco de Leite do HEC podem se dirigir à unidade, das 7h às 19h, todos os dias da semana (incluindo finais de semana e feriados), ou entrar em contato pelos telefones (75) 3602-0630 / (75) 991640217 (WhatsApp).
Além disso, o BLH é abastecido com o serviço da Rota (coleta domiciliar). O leite materno não pode ser colocado em qualquer recipiente, e sim apenas em recipientes de vidro com tampa plástica.
Fonte: Transbrasil Foto: Divulgação