O Secretário Municipal de Serviços Públicos (SESP), Justiniano França, em entrevista ao programa Dia a Dia News, falou sobre o cadastramento dos transportadores de resíduos da construção civil.
O secretário ressaltou a importância do cadastramento para diminuir ou eliminar o descarte irregular desses resíduos.
Para realizar o cadastramento, tanto pessoas físicas quanto jurídicas devem comparecer à SESP, localizada na Rua Tupinambás, 275, bairro São João, até o dia 31 de março.
Documentos necessários:
Documento do veículo
RG/CPF
Contrato social da empresa (para pessoas jurídicas)
CNH
Após o cadastramento, o transportador recebe uma identificação da Prefeitura e orientações sobre o descarte correto dos resíduos.
Justiniano explicou como deve ocorrer o descarte regular:
“Estamos realizando várias reuniões com os responsáveis pelas caixas coletoras para tentar reduzir os custos com a empresa responsável pela destinação dos resíduos, permitindo que eles descartem no aterro sanitário. Agora, é fato, vamos acabar com o descarte irregular na cidade, pois isso tem causado transtornos para toda a população.”
O secretário também alertou que veículos que transportam resíduos da construção civil sem cadastro terão o carro apreendido e serão multados. A primeira multa será de R$ 1.000,00, e em caso de reincidência, o valor dobrará para R$ 2.000,00.
“Não queremos multar ninguém, mas buscamos organizar esse serviço para eliminar o descarte irregular, que tem causado transtornos à população.”
Justiniano ainda destacou a parceria com a SMTT, que fornece informações sobre veículos flagrados descartando resíduos de forma irregular.
Os locais com maior incidência desse problema são Papagaio, Mantiba, Sim, Mochila, Irmã Dulce e as proximidades da UEFS.
Escrita pela estagiária Fernanda Martins, com informações de Miro Nascimento. Foto: Divulgação.