O Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) instaurou uma sindicância para investigar possíveis irregularidades administrativas no 2º Cartório de Registro de Imóveis e Hipotecas de Feira de Santana, a cerca de 100 km de Salvador. A decisão, publicada nesta quinta-feira (13), determina ainda o afastamento cautelar imediato de Vera Lúcia Matos Lopes, delegatária titular do cartório.
A decisão foi tomada pelo corregedor-geral da Justiça, desembargador Roberto Maynard Frank. Segundo o TJ-BA, a investigação apura suspeitas de irregularidades na gestão da unidade, incluindo:
- averbação de documentos sem validade;
- desmembramento indevido de matrículas imobiliárias;
- e omissão de informações ao Judiciário.
Com o afastamento de Vera Lúcia, o tribunal nomeou Carlos Alberto Resende, titular do 2º Cartório de Registro de Imóveis da Comarca de Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia, como interventor responsável pela serventia.
Além disso, o TJ-BA determinou a abertura de uma sindicância contra um servidor público suspeito de envolvimento em falsificações de procurações e escrituras públicas enquanto atuava no 2º Tabelionato de Notas de Feira de Santana.
Fonte: G1 Feira e região Foto: Divulgação