Nesta terça-feira (25/3), a Polícia Federal, por meio da Corregedoria Regional da PF na Bahia, deflagrou a operação Dupla Jornada, visando a repressão de atos de corrupção, no âmbito das atividades de serviços prestados a estrangeiros, na Unidade de Polícia de Migração da Delegacia da PF em Porto Seguro/BA – UMIG/PSO/PF/BA.
Foram cumpridos dois mandados de busca e apreensão, em endereço de servidor terceirizado investigado e, ainda, na sede da UMIG/PSO/PF/BA.
Ao longo das investigações, foram obtidos indícios de cobrança, por parte de colaborador a estrangeiros, de valores indevidos e a pretexto de auxílio em instrução de processos de imigração (tais como naturalização e autorização de residência).
Também foram constatados casos de cobrança de taxas em valores muito superiores e fora do sistema oficial de emissão de GRU’s – Guias de Recolhimento da União.
A Polícia Federal ressalta que o agendamento de serviços prestados a estrangeiros é feito por meio de portais eletrônicos, nos quais são emitidas GRU’s (Guias de Recolhimento da União), pelos próprios estrangeiros interessados para pagamento das taxas pertinentes, conforme valores oficiais e diretamente à União.
O Portal oficial da PF para atendimento de estrangeiros é: https://www.gov.br/pf/ptbr/assuntos/imigracao/inicio.
O servidor terceirizado irá responder pelo crime de corrupção passiva
Por Comunicação Social da Polícia Federal da Bahia