Cardápio Online ou Físico? Como bares e restaurantes de Feira de Santana lidam com essa nova tendência

O cardápio nos estabelecimentos deve ser físico ou online?

Um fato que vem ocorrendo nos bares e restaurantes de Feira de Santana tem chamado bastante atenção dos ouvintes do Programa Dia a Dia News, programa que vai ao ar de segunda a sexta-feira pela Rádio Sociedade. O cardápio nos estabelecimentos deve ser físico ou online?

A produção do Dia a Dia News ouviu proprietários de estabelecimentos e o titular do Procon, Maurício de Carvalho.

O proprietário da Churrascaria Boi e Brasa, localizada no Ville Gourmet, André Ongaratto, afirmou que o cardápio físico é o mais solicitado entre os clientes: “Na nossa empresa, temos o QR code e o cardápio físico, mas 99% dos clientes solicitam sempre o cardápio físico. O QR code é muito pouco usado.”

Fábio Matos, conhecido como Fábio “Cara de Urso”, proprietário do restaurante Boteco Bistrô, localizado no bairro São João, ressaltou a eficiência do cardápio físico: “O cardápio físico é eficiente, o cliente tem o item na mão, pode escolher, não depende de um celular para fazer o pedido.”

Fábio também citou a troca de contato entre clientes e garçons: “O garçom pode indicar um prato diferenciado, uma promoção que tem no restaurante. Melhor para o cliente, ter uma atenção melhor.” Fábio acrescentou que o cardápio online funciona bem para o delivery, por ser mais eficiente. Porém, dentro do restaurante, com os clientes e as famílias, o cardápio deve ser físico.

Domingos Corrado Neto, proprietário do restaurante Cantinho da Roça, localizado no bairro Sim, afirmou que o correto é os estabelecimentos terem os dois tipos de cardápio para atender tanto os clientes mais antigos quanto os mais jovens: “Trabalhamos com os dois tipos de cardápio. Entendemos que há pessoas desconectadas, principalmente pessoas mais idosas. Mas os jovens são conectados, então é válido ter os dois.”

Domingos acrescentou a importância do cardápio físico para melhor atender os clientes: “No cardápio digital, a pessoa olha e não é bem detalhado. Pode ocorrer de fazer um pedido errado por falta de instrução, pela falta da presença do garçom ou do mestre explicando como funciona o prato, para quantas pessoas ele serve.” Finalizou.

Antônio Sobrinho Presidente do Sindicato dos Garçons de Feira de Santana, afirmou não ser contra os cardápios online, mas que os estabelecimentos devem manter o cardápio físico, pois o garçom e a garçonete podem atender melhor o cliente: “Um garçom e uma garçonete são o espelho de um restaurante ou de um bom bar. Quando você chega e tem um bom atendimento, é isso que faz a diferença. Então, eles são os vendedores, são quem traz a imagem da casa para o cliente.”

Antônio salientou que o pedido feito por cardápio online pode ter erros, além do cliente ficar mais vulnerável a sofrer golpes: “Pode haver pessoas mal-intencionadas colocando QR code falso, onde podem ter acesso a dados pessoais do cliente”, finalizou.

O titular do Procon, Maurício de Carvalho, explicou que o Procon está preparando uma notificação para bares e restaurantes com orientações para facilitar o acesso à informação para o consumidor. Maurício enfatizou que o consumidor não é obrigado a ter celular: “Uma das nossas orientações é exatamente que os estabelecimentos devem sempre disponibilizar, além do QR code, que é uma tendência moderna, também o cardápio físico, para aqueles que não querem, não se adaptam, ou não têm o momento de estar com o celular. O consumidor deve ter essa opção, sim, assim como deve sempre receber orientação, sempre que possível”, finalizou.

Fonte: Miro Nascimento Escrita: Fernanda Martins Foto divulgação

Related posts

Secretário Geral da OAB Feira participa de inauguração da nova DEAM no Jomafa

Comissão de Prerrogativas da OAB Feira agora dispõe de canal exclusivo para denúncias

Felipe Lisonjeado: o “nordestino que tem como ofício contar histórias”; conheça a trajetória do contador feirense