Esportes equestres no Brasil:  Médico veterinário relata o que traz de produtivo para o agro, para a economia e a equideocultura

O programa Dia a Dia News desta sexta-feira (7), no quadro Terra e Agro, entrevistou o Doutor Jefferson Bastos, médico veterinário, sobre os esportes equestres do Brasil dando ênfase a vaquejada.

Segundo Jeferson, “o salto, o hipismo, a prova de tambor, a prova de laço, além de cavalgadas e festas de pião comuns no Centro-Oeste” ganharam espaço no universo dos esportes equestres por serem praticados não apenas por membros da aristocracia.

No quesito economia, o entrevistado afirmou ser o cavalo o equino que movimenta muitas cifras para o agronegócio do país:

“O cavalo é o foco que movimenta cifras milionárias. Isso traz para o agronegócio brasileiro, sem dúvida nenhuma, uma grande fatia de rentabilidade.”

Jeferson Bastos ao abordar sobre o esporte vaquejada, relembrou o período de quase proibição do esporte e afirmou a existência de empresas especializadas em movimentar esse mercado. Ele enfatiza que o esporte de vaquejada possui perfil profissional e, por isso, é regido por uma regulamentação que deve ser seguida à risca pelos envolvidos no esporte, principalmente no tratamento oferecido aos animais.

Acerca desse tratamento, Jeferson frisou que, dentre as mudanças no cuidado com os animais, está proibido o uso de chicotes ou tacas, não se utiliza mais esporas e médicos veterinários verificam e atestam as condições de saúde dos animais a fim de autorizar ou não a participação desses equestres na vaquejada.

Como juiz de bem-estar animal filiado pela ABEVAQ (Associação Brasileira de Vaquejada), Jeferson afirma que:

“Existem regras normativas que quando desrespeitadas pelo profissional, seja ele o vaqueiro, o esteireiro ou o puxador, esse é automaticamente desclassificado.”

No esporte da vaquejada existe também o preparo do solo, a fim de garantir a segurança dos animais, dos competidores e do público.

Jeferson Bastos destacou a grande quantidade de aras em Feira de Santana e salientou que existe uma procura significativa por algum esporte equestre na cidade nesses espaços.

Escrita Por Leticia Linhares com informações de Miro Nascimento

Related posts

Feira de Santana brilha no World Tour BT 400: evento internacional reuniu grandes estrelas do Beach Tennis

Bahia de Feira anuncia Dr. Paulo Cavalcante como novo diretor médico

“Esse nego vai longe”: Robson Jesus realiza sonho e visita 196 países