O bom momento vivido por Feira FC e Fluminense de Feira dentro e fora de campo foi destacado durante encontro promovido pelo CDL Jovem, que reuniu dirigentes, empresários e personalidades ligadas ao esporte para discutir gestão, investimentos e o futuro do futebol feirense. A expectativa é que os dois clubes conquistem o acesso à Série A do Campeonato Baiano e fortaleçam ainda mais a identidade esportiva da cidade.
Durante o evento, o investidor do Feira FC, Neto Lima, destacou os desafios enfrentados na gestão de um clube de futebol e a experiência de aplicar conceitos empresariais em um ambiente diferente daquele ao qual estava acostumado.

Segundo ele, a adaptação tem sido um processo de aprendizado constante. “Não somos do futebol. Estamos tentando implementar uma cultura que deu muito certo em nossas empresas. Algumas coisas acontecem da maneira que esperamos, outras não, e precisamos aprender rápido porque estamos em plena competição. Mas está sendo uma experiência muito interessante e estamos cada vez mais preparados para buscar nosso grande objetivo, que é o acesso à Série A do Campeonato Baiano”, afirmou.
Sobre a possibilidade de um confronto diante do Fluminense de Feira nas fases decisivas da competição, Neto minimizou o cenário e ressaltou que um clássico nesse momento do campeonato poderia gerar desgastes extracampo para ambas as equipes.
“Não queremos pegar o Fluminense, assim como eles também não querem nos enfrentar. É um clássico que carrega muita rivalidade fora de campo e isso não é benéfico para nenhum dos lados numa semifinal. Mas, pelo desenho atual da competição, dificilmente isso deve acontecer”, avaliou.
Neto Lima também destacou o perfil da torcida do Feira FC, formada majoritariamente por jovens e famílias que passaram a acompanhar o clube por meio das redes sociais.
“Vemos muitos casais jovens levando os filhos para o estádio, muitas crianças e famílias acompanhando os jogos. O crescimento do Feira aconteceu fortemente através das redes sociais e isso acabou refletindo no perfil da torcida. Era algo que planejávamos e ficamos felizes em ver esse resultado”, disse.
Em relação ao próximo compromisso da equipe, transferido do sábado para o domingo, o investidor demonstrou confiança após a sequência positiva de resultados.
“O time vem treinando muito bem. Tivemos uma vitória por 6 a 0, depois vencemos a SSA, que estava invicta e sem sofrer gols. Agora enfrentaremos o Grapiúna e esperamos conquistar mais três pontos para consolidar nossa caminhada rumo à classificação”, afirmou.

Presidente do Fluminense de Feira, Filemon Neto destacou que o momento atual representa uma retomada importante para o futebol da cidade, impulsionada pelo protagonismo dos dois clubes na competição estadual.
“Feira de Santana vive um momento muito positivo. O Feira FC tem realizado um excelente trabalho de exposição na mídia e o Fluminense vem se reinventando e se reaproximando da torcida. São dois projetos diferentes, mas ambos bem-sucedidos, que contribuem para fortalecer o futebol da cidade”, declarou.
Para o dirigente, a mobilização empresarial em torno do esporte demonstra a relevância do futebol como vetor de desenvolvimento econômico e social.
“Hoje temos empresários que abriram espaço em suas agendas para discutir o futebol de Feira de Santana. Isso mostra a força que o esporte tem para movimentar diversos segmentos da economia. Esperamos que, ao final da temporada, os clubes alcancem seus objetivos e iniciem uma trajetória de muito sucesso”, afirmou.
Sobre o próximo compromisso do Touro do Sertão, que passou a ser realizado em Feira de Santana, Filemon ressaltou a importância de atuar diante da torcida.
“É importante porque evitamos mais uma viagem. Vamos enfrentar o Jacobina, uma equipe interessante, que inclusive conta com atletas vinculados ao Fluminense e emprestados para ganhar experiência. Será um jogo difícil, mas acreditamos em mais uma vitória para consolidar nossa campanha”, disse.

Presente ao encontro, o atacante Tiago Galhardo destacou a importância da participação de empresários na gestão dos clubes e elogiou o modelo de administração adotado pelas equipes feirenses.
Segundo o jogador, a entrada de gestores com experiência empresarial tem contribuído para profissionalizar o futebol local e criar perspectivas de crescimento sustentável.
“Feira de Santana é uma das cidades mais importantes da Bahia e possui um ambiente econômico muito forte. Ver empresários investindo no futebol e compartilhando conhecimento é algo extremamente positivo para os clubes e para a cidade”, comentou.

O presidente do CDL Jovem, Leonardo Miranda, ressaltou que o futebol voltou a ocupar espaço de destaque no cotidiano dos feirenses e destacou os impactos positivos para diversos setores da economia.
“Não havia tema melhor para retomarmos nossos encontros do que o futebol. Feira FC e Fluminense estão resgatando o sentimento de pertencimento do torcedor, aquela emoção e rivalidade que fica apenas dentro de campo. Com trabalho e dedicação, acreditamos que os dois clubes podem conquistar o acesso e trazer ainda mais benefícios para toda a cidade”, afirmou.
Leonardo destacou ainda que o fortalecimento do esporte gera reflexos diretos no comércio, nos serviços e na economia local.
“Quando o futebol cresce, ganha o comércio, ganham as empresas, ganha a torcida e ganha toda a cidade. O sucesso dos clubes representa também desenvolvimento para Feira de Santana”, concluiu.
