O uso de fogos de artifício durante os festejos juninos marca a tradição e a alegria das celebrações, mas também acende o alerta para os riscos de queimaduras e lesões causadas pelo manuseio inadequado desses artefatos. O tenente Jorge, do Corpo de Bombeiros, orienta a população sobre os cuidados necessários para evitar acidentes.

O militar destaca que a maioria dos casos de queimaduras causadas por fogos de artifício envolve crianças menores de 12 anos.
“A gente sabe que boa parte das internações por queimaduras oriundas de fogos de artifício e bombas envolve crianças. Cerca de 40% das internações são de crianças menores de 12 anos. Então, fazemos esse papel preventivo, sempre alertando os pais e buscando a mídia para explicar os riscos e a incompatibilidade que existe entre crianças e esse tipo de material.”
Ele reforça o alerta aos responsáveis:
“Os pais têm que ficar muito atentos em relação a isso. Muitas vezes, as crianças conseguem, de alguma maneira, ter acesso a esse material. Além disso, as fogueiras também representam um importante perigo para elas. Por isso, estamos sempre realizando orientações, distribuindo pulseiras nos eventos e, todos os anos, durante o período junino, gravamos vídeos e promovemos campanhas de conscientização sobre os riscos relacionados a essa época.”
Jorge também chama atenção para outros fatores que contribuem para a ocorrência de acidentes durante os festejos.
“Tanto as bebidas alcoólicas, que a gente sabe que são bastante consumidas nesse período, principalmente o licor, que possui alta concentração alcoólica e acaba contribuindo para muitos acidentes, quanto os fogos de artifício, exigem atenção redobrada.”
O tenente explica ainda como as pessoas devem agir em caso de queimaduras.
“O primeiro procedimento é lavar a área atingida com água corrente. Quando o acidente envolve explosão de bombas, podem ocorrer algumas complicações. Por exemplo, se parte da roupa ficar grudada na pele, ela não deve ser retirada. A pessoa deve procurar imediatamente atendimento médico para que seja feita a remoção adequada e a higienização do local, evitando infecções.
Nos casos de queimaduras leves, basta lavar com água corrente. Nada de colocar pasta de dente, manteiga ou qualquer outro produto caseiro, pois isso não funciona e pode agravar a lesão. Já em casos de queimaduras mais intensas, especialmente quando a área atingida for maior que a palma da mão da vítima, a recomendação é procurar imediatamente uma unidade de emergência para atendimento médico.”
Com informações, escrita e fotos:Fernanda Martins
