Câmara acelera reforma de prédio anexo para instalação de gabinetes e prevê conclusão em seis meses

Foto: Divulgação /

Após cerca de dois anos de paralisação, a Câmara Municipal deu nesta semana a ordem de serviço para a retomada e conclusão das obras do prédio anexo que abrigará gabinetes parlamentares e setores administrativos da Casa. A expectativa da presidência do Legislativo é que a reforma seja concluída em aproximadamente seis meses, encerrando um período em que vereadores e servidores precisaram atuar em espaços improvisados e imóveis alugados.

Durante o ato que marcou o reinício dos trabalhos, o presidente da Câmara destacou a importância da obra para o funcionamento do Legislativo e para o atendimento à população.

Segundo ele, a paralisação deixou vereadores sem gabinetes e comprometeu parte da estrutura administrativa da Casa. Para minimizar os impactos, a Câmara chegou a alugar um imóvel ao lado da sede, mas o espaço não atendeu às necessidades do órgão.

“Desde o início do ano trabalhamos para concluir o processo licitatório. Agora a licitação foi finalizada, a empresa foi contratada e estamos dando início à obra para que possamos concluir esse prédio, que é fundamental para os vereadores, para os servidores e para a população que procura atendimento diariamente”, afirmou.

O investimento previsto para a conclusão da reforma é de aproximadamente R$ 2,7 milhões. De acordo com o presidente, trata-se de uma estrutura de três pavimentos que ainda demanda uma série de intervenções, inclusive em partes estruturais.

“É um valor significativo, mas o principal objetivo é finalizar a obra e entregar esse equipamento à população de Feira de Santana e aos vereadores”, ressaltou.

Vereadores atuam em imóveis alugados

Enquanto o prédio permanece em reforma, a maioria dos vereadores tem atendido a população em salas alugadas em diferentes pontos da cidade. Segundo o presidente, muitos parlamentares arcam com os custos dos espaços e da estrutura necessária para o funcionamento dos gabinetes.

“Os vereadores estão espalhados pela cidade, em locais alugados com recursos próprios. Aqui teremos um único espaço onde a população poderá encontrar os parlamentares e apresentar suas demandas”, explicou.

O presidente informou ainda que os móveis que existiam no prédio tornaram-se inservíveis durante o período em que a obra ficou paralisada. Por isso, após a conclusão da reforma, será necessário adquirir novos equipamentos e mobiliários.

Além dos gabinetes parlamentares, o prédio deverá abrigar setores administrativos da Câmara e estruturas como a TV Câmara.

“Não sobrou mobiliário em condições de uso. Depois da obra concluída, vamos buscar recursos para equipar os gabinetes e os demais setores que funcionarão aqui”, disse.

A empresa contratada já iniciou a mobilização da equipe e trabalha com um cronograma de aproximadamente seis meses para a entrega da obra.

“A empresa já está com uma equipe trabalhando no local. A previsão é concluir os serviços em cerca de seis meses”, afirmou o presidente.

Câmara recorrerá de decisão sobre empresa anterior

Questionado sobre a recomendação do Ministério Público e a situação da empresa responsável pela obra anteriormente, o presidente explicou que a Câmara realizou auditoria e processo administrativo antes de aplicar sanções à construtora.

Entre as medidas adotadas estava o bloqueio da empresa para participação em novas licitações até que fossem ressarcidos recursos relacionados ao contrato. No entanto, uma decisão liminar da Justiça determinou a suspensão dessas restrições.

“Nós cumprimos a decisão judicial, mas a Procuradoria da Câmara já está trabalhando para recorrer da liminar e defender o resultado do processo administrativo realizado pela Casa”, declarou.

Related posts

Operação do MPBA prende foragido da Justiça

PF vai investigar financiamento de filme sobre Bolsonaro

Consórcio Portal do Sertão abre seleção para motoristas