Com a aproximação dos festejos juninos, o Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA), em Feira de Santana, intensifica os preparativos para atender à crescente demanda de pacientes durante o período. Apesar das preocupações comuns relacionadas às queimaduras provocadas por fogos de artifício, a direção da unidade destaca que o maior desafio neste período está relacionado aos acidentes de trânsito, especialmente os envolvendo motocicletas.
Em entrevista à reportagem, a diretora do HGCA, Cristiana França, explicou que, embora o HGCA não seja uma unidade de referência para tratamento de queimados, o hospital realiza o primeiro atendimento desses casos quando necessário. No entanto, segundo ela, a principal preocupação da equipe está voltada para o aumento dos acidentes nas rodovias e vias urbanas durante o São João.

“Com a chegada dos festejos, muitas pessoas se deslocam para cidades do interior, principalmente da região centro-leste da Bahia. Nossa maior preocupação são os acidentes de trânsito, que vêm aumentando, especialmente os envolvendo motocicletas. Por isso, estamos reforçando nossas equipes para garantir um atendimento mais rápido e qualificado”, afirmou.
Em relação as diversas cidades da região que já iniciaram a programação junina, o que aumenta o fluxo de veículos e de pessoas nas estradas. A combinação entre consumo de bebidas alcoólicas e direção é apontada como um dos principais fatores de risco para a ocorrência de acidentes.
Cristiana revelou ainda que os acidentes com motocicletas representam a maior parte dos atendimentos relacionados ao trânsito na unidade.
“Hoje, 78% dos acidentes que chegam ao Clériston Andrade são decorrentes de acidentes de moto. Isso é uma preocupação extremamente grande para nós”, destacou.
Ela afirma que aiante desse cenário, o hospital tem participado de campanhas educativas em parceria com órgãos de fiscalização e segurança, como a Polícia Militar, a Superintendência Municipal de Trânsito (SMT), a Polícia Civil e a Polícia Rodoviária Federal (PRF). As ações também contam com o apoio da Câmara das Mulheres Empreendedoras, responsável por coordenar iniciativas de conscientização voltadas à população.
A diretora ressalta que o objetivo é reforçar a importância da prudência e do respeito às leis de trânsito para reduzir o número de vítimas.
“Estamos chamando a atenção das pessoas para que entendam que a motocicleta deve ser um meio de transporte e não um veículo que traga morte. A prudência e a educação no trânsito são fundamentais para preservar vidas”, concluiu.
Com o aumento esperado no fluxo de pessoas durante os festejos juninos, a recomendação das autoridades é que motoristas e motociclistas redobrem os cuidados nas estradas, evitem dirigir após consumir bebidas alcoólicas e respeitem as normas de trânsito para garantir um São João mais seguro.
