Clériston Andrade reforça atendimento para o São João e alerta para aumento de acidentes com motocicletas

Com a aproximação dos festejos juninos, o Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA), em Feira de Santana, intensifica os preparativos para atender à crescente demanda de pacientes durante o período. Apesar das preocupações comuns relacionadas às queimaduras provocadas por fogos de artifício, a direção da unidade destaca que o maior desafio neste período está relacionado aos acidentes de trânsito, especialmente os envolvendo motocicletas.

Em entrevista à reportagem, a diretora do HGCA, Cristiana França, explicou que, embora o HGCA não seja uma unidade de referência para tratamento de queimados, o hospital realiza o primeiro atendimento desses casos quando necessário. No entanto, segundo ela, a principal preocupação da equipe está voltada para o aumento dos acidentes nas rodovias e vias urbanas durante o São João.

“Com a chegada dos festejos, muitas pessoas se deslocam para cidades do interior, principalmente da região centro-leste da Bahia. Nossa maior preocupação são os acidentes de trânsito, que vêm aumentando, especialmente os envolvendo motocicletas. Por isso, estamos reforçando nossas equipes para garantir um atendimento mais rápido e qualificado”, afirmou.

Em relação as diversas cidades da região que já  iniciaram a programação junina, o que aumenta o fluxo de veículos e de pessoas nas estradas. A combinação entre consumo de bebidas alcoólicas e direção é apontada como um dos principais fatores de risco para a ocorrência de acidentes.

Cristiana revelou ainda que os acidentes com motocicletas representam a maior parte dos atendimentos relacionados ao trânsito na unidade.

“Hoje, 78% dos acidentes que chegam ao Clériston Andrade são decorrentes de acidentes de moto. Isso é uma preocupação extremamente grande para nós”, destacou.

Ela afirma que aiante desse cenário, o hospital tem participado de campanhas educativas em parceria com órgãos de fiscalização e segurança, como a Polícia Militar, a Superintendência Municipal de Trânsito (SMT), a Polícia Civil e a Polícia Rodoviária Federal (PRF). As ações também contam com o apoio da Câmara das Mulheres Empreendedoras, responsável por coordenar iniciativas de conscientização voltadas à população.

A diretora ressalta que o objetivo é reforçar a importância da prudência e do respeito às leis de trânsito para reduzir o número de vítimas.

“Estamos chamando a atenção das pessoas para que entendam que a motocicleta deve ser um meio de transporte e não um veículo que traga morte. A prudência e a educação no trânsito são fundamentais para preservar vidas”, concluiu.

Com o aumento esperado no fluxo de pessoas durante os festejos juninos, a recomendação das autoridades é que motoristas e motociclistas redobrem os cuidados nas estradas, evitem dirigir após consumir bebidas alcoólicas e respeitem as normas de trânsito para garantir um São João mais seguro.

Related posts

Operação do MPBA prende foragido da Justiça

Consórcio Portal do Sertão abre seleção para motoristas

Prefeitura de Feira adota turno único em dia de jogo da Seleção na Copa