Início »  Brasil terá Centro Nacional para enfrentamento de emergências

 Brasil terá Centro Nacional para enfrentamento de emergências

0 comentários

O governo federal anunciou a criação do Centro Nacional para Enfrentamento de Emergências em Saúde Pública, iniciativa do Ministério da Saúde voltada para fortalecer a capacidade de resposta do Brasil a crises sanitárias.

A proposta prevê a estruturação de um espaço permanente de coordenação e monitoramento, que deverá atuar na prevenção e no enfrentamento de situações como epidemias, pandemias, surtos de doenças e outros eventos que impactem a saúde pública. A ideia é integrar diferentes áreas técnicas, sistemas de vigilância e gestores do Sistema Único de Saúde (SUS), permitindo uma resposta mais rápida e coordenada.

Segundo o Ministério da Saúde, a criação do centro busca corrigir fragilidades observadas em crises anteriores, como a pandemia de Covid-19, quando a falta de integração e agilidade dificultou algumas ações de contenção e organização da rede de atendimento.

O centro também deve atuar com base em tecnologia e dados em tempo real, ampliando a capacidade de detecção precoce de riscos e permitindo decisões mais eficientes em nível nacional. A proposta inclui ainda a articulação entre União, estados e municípios, fortalecendo o trabalho em rede.

A iniciativa faz parte de um conjunto mais amplo de medidas voltadas à modernização da saúde pública no país, com foco em vigilância epidemiológica, inovação e fortalecimento da infraestrutura do SUS.

O objetivo central é tornar o Brasil mais preparado para responder a emergências sanitárias futuras, reduzindo impactos à população e ampliando a segurança em saúde.

Fonte: Agência Brasil 

Todos os Direitos Reservados. Produzido por  Alcance Marketing Digital