Termina hoje o prazo para que empregadores enviem ao eSocial as informações sobre vínculos empregatícios referentes ao ano-base de 2024. Os dados são fundamentais para garantir o pagamento do abono salarial, previsto para começar em outubro.
De acordo com o Ministério do Trabalho e Emprego, o envio dentro do prazo permite identificar os trabalhadores que têm direito ao benefício. Empresas que regularizarem as informações até o fim do dia asseguram a inclusão dos empregados aptos a receber o abono, com pagamentos previstos a partir de 15 de outubro.
A pasta destaca que o preenchimento correto das informações é essencial para evitar inconsistências que possam impedir o recebimento do benefício. O prazo também representa uma oportunidade para empresas que ainda não haviam feito o envio dos dados.
Têm direito ao abono salarial os trabalhadores inscritos no PIS/Pasep há pelo menos cinco anos, que receberam remuneração média de até R$ 2.766 por mês em 2024, trabalharam por pelo menos 30 dias no ano-base e tiveram suas informações corretamente declaradas pelo empregador.
Na Caixa Econômica Federal, o pagamento será realizado preferencialmente por crédito em conta-corrente, poupança ou conta digital. Já no Banco do Brasil, o benefício poderá ser depositado em conta, transferido via TED ou Pix. Trabalhadores que não possuem conta bancária poderão sacar os valores nos canais presenciais das instituições.
