O Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) aplicou multas que somam R$ 70 milhões a duas empresas apontadas como responsáveis pela contaminação da praia de São Tomé de Paripe, no Subúrbio Ferroviário de Salvador. O problema vem sendo registrado desde fevereiro, quando manchas de coloração azul e amarela passaram a aparecer na faixa de areia e na água.
De acordo com o órgão ambiental, análises realizadas confirmaram a presença de substâncias químicas na região. A maior penalidade, de R$ 50 milhões, foi aplicada à Gerdau Aços Longos S.A., acusada de descarte irregular de cerca de 50 toneladas de resíduos. Já a Terminal Itapuã Ltda. (Intermarítima), atual operadora do terminal marítimo da área, foi multada em R$ 20 milhões por sua relação com as atividades investigadas.
O Inema informou que a investigação continua e que outras medidas poderão ser adotadas para responsabilizar os envolvidos e minimizar os impactos ambientais provocados pela contaminação
Fonte: G1
