Início » Palácio das Academias será criado em prédio antigo

Palácio das Academias será criado em prédio antigo

0 comentários

A Prefeitura de Feira de Santana anunciou a desapropriação do prédio histórico onde funcionou, por mais de um século, a Filarmônica Vitória. O imóvel, localizado na Rua Conselheiro Franco, foi declarado de utilidade pública e será transformado no futuro Palácio das Academias, espaço que reunirá as academias de letras e o Instituto Histórico do município.

Segundo o prefeito José Ronaldo, o decreto de declaração de utilidade pública será publicado no Diário Oficial e marca o início do processo para que o imóvel passe a integrar o patrimônio municipal. A Procuradoria-Geral do Município ficará responsável pelos trâmites legais para a transferência da propriedade.

De acordo com o gestor, enquanto a documentação é providenciada, equipes da Secretaria Municipal de Planejamento já iniciarão os levantamentos técnicos necessários para a elaboração do projeto de recuperação completa do edifício.

A proposta é restaurar o prédio histórico e destiná-lo às entidades culturais da cidade, criando um espaço permanente para o desenvolvimento de atividades ligadas à preservação da memória, da literatura e da cultura feirense.

José Ronaldo destacou que a criação do Palácio das Academias atende a uma antiga reivindicação de pessoas ligadas ao setor cultural, que há anos defendiam a implantação de um local adequado para abrigar as academias e o Instituto Histórico de Feira de Santana.

O prefeito ressaltou ainda que a iniciativa integra um conjunto de ações voltadas à recuperação de imóveis históricos no centro da cidade, com o objetivo de preservar o patrimônio e fortalecer a valorização cultural de Feira de Santana.

Todos os Direitos Reservados. Produzido por  Alcance Marketing Digital