Vandalismo e furto de cabos deixam rastro de destruição nas estações do BRT em Feira

Fotos: Divulgação - SEMOB

O sistema de transporte coletivo de Feira de Santana tem sido alvo constante da ação de vândalos e criminosos, gerando prejuízos não apenas aos cofres públicos, mas também à rotina e à segurança dos passageiros. Ônibus pichados, fiação elétrica roubada e portas quebradas nas estações têm se tornado cenas frequentes na cidade.

As estações do BRT mais atingidas são as localizadas nas avenidas João Durval Carneiro e Getúlio Vargas. Na João Durval, o problema crônico é o vandalismo físico e a depredação do patrimônio. O alvo principal dos criminosos são os brises, as estruturas metálicas de acabamento e ventilação das miniestações.

Já na Avenida Getúlio Vargas, a motivação do crime é o lucro no mercado paralelo. O corredor do BRT vem sofrendo com o furto de cabos elétricos. Atraídos pelo valor comercial do cobre, criminosos arrancam metros de fiação de dentro das estruturas. A consequência direta para o cidadão é a falta de infraestrutura básica, deixando as plataformas às escuras.

Os Terminais também sofrem diariamente com o rastro de destruição. Nos banheiros, são registradas portas e pias quebradas, vasos sanitários são quebrados e arrancados dos lugares,  pichações e furto de materiais, além do descarte de lixo fora das lixeiras por parte dos usuários. O vandalismo se estende para o interior dos ônibus, onde passageiros rasgam os estofados e riscam a parte traseira dos assentos e das paredes dos veículos com canetas permanentes.

O secretário de Mobilidade Urbana, Rodolfo Suzarte, lamentou a frequência dessas ocorrências. “Infelizmente, algumas pessoas danificam as estruturas. Como os brises são de encaixe, eles batem, forçam até desencaixá-los e depois os arremessam na avenida. É uma situação realmente lamentável. Também registramos constantes atos de vandalismo e depredação nos banheiros dos terminais de transbordo, que sofrem danos em portas, lavatórios, vasos sanitários e demais equipamentos. Na Avenida Getúlio Vargas, ainda ocorre o furto de cabos elétricos. São muitos metros de cabeamento que acabam sendo levados e vendidos, deixando as miniestações sem energia”, informou o titular da SEMOB.

Para cobrir o rastro de destruição deixado nas avenidas e terminais, o município precisa redirecionar recursos que poderiam ser aplicados em melhorias e na ampliação do próprio sistema de transporte. Para tentar frear a ação dos criminosos, a prefeitura aposta na integração com sistemas de videomonitoramento para identificar os autores.

Em Feira de Santana, a Lei Municipal nº 3.849/2018 institui sanções administrativas para atos de depredação ou vandalismo contra o patrimônio público. Quem for flagrado cometendo tais atos está sujeito a processo administrativo e a multas que variam de R$ 1 mil a R$ 1 milhão, a depender da gravidade do dano.

A SEMOB reforça que a colaboração da população é fundamental para proteger o patrimônio que pertence a todos. Quem presenciar atos de vandalismo ou suspeitar de furtos nas estações pode denunciar de forma segura, rápida e anônima através do telefone 156.

Related posts

Prefeitura de Feira adota turno único em dia de jogo da Seleção na Copa

Chamamento público no próximo dia 30 vai escolher OS para gerir a UPA de Humildes

Liquida Feira 2026 começa nesta quinta (25) com descontos de até 50% e sorteio de carros e TVs