Comemorando seus 82 anos de fundação e o Dia do Médico, a Associação Bahiana de Medicina realizou ontem em Salvador, uma cerimônia para tecer as homenagens do mérito médico. Um dos homenageados foi o médico João Batista de Cerqueira, radicado em Feira de Santana, que ao longo de anos presta um grande serviço à comunidade.
Como nas edições anteriores, os médicos serão homenageados em cinco categorias: mérito médico associativo (pela dedicação às entidades médicas); mérito médico acadêmico (por sua dedicação ao ensino); mérito médico por sua dedicação ao atendimento no interior da Bahia; mérito médico pela atuação no Sistema Único de Saúde (SUS) e a homenagem in memoriam, que é dedicada a um médico de conduta exemplar que já faleceu.
Nessa edição do evento serão homenageados os seguintes nomes: Ilsa Prudente (Dedicação à População Usuária do SUS), José Carlos Raimundo Brito (Associatividade), João Batista de Cerqueira (População do Interior da Bahia), Luiz Antônio Rodrigues de Freitas (Acadêmico) e Augusto Márcio Coimbra Teixeira (In Memoriam). “O diploma do mérito médico é dedicado aos profissionais que honram a medicina e exercem a profissão com respeito aos princípios éticos, servindo de inspiração para os colegas e para as gerações futuras de médicos”, explicou o presidente da Associação Bahiana de Medicina, Robson Moura.
João Batista de Cerqueira se mostrou alegre ao receber esta honraria. “São quase cinco décadas dedicadas à medicina, ao cooperativismo e a vida pública e uma homenagem como essa me honra muito, porém não me envaidece. Me motiva a seguir o caminho certo, buscando sempre dar o melhor de mim em tudo o que eu faço”, declarou.
A homenagem surgiu durante a gestão do ex-presidente da ABM, Dr. Antônio Carlos Vieira Lopes. A comemoração foi suspensa durante a pandemia e retomada em 2022, em meio às celebrações pelos 80 anos da Associação Bahiana de Medicina.
Por Cristiano Alves com informações de Miro Nascimento